26 de janeiro de 2012

ENTREVISTA DO MÊS

E a equipe de Comunicação do CGOD inova mais uma vez, trazendo agora um entrevistado a cada mês, e no mês de Janeiro é a vez do QUASE Past Mestre Conselheiro José Elísio, Premiado na Campanha Past Mestre Conselheiro por Serviços Meritórios entre os melhores do Brasil e entre os 6 da Bahia. Confira e deixe sua sugestão nos comentários para o entrevistado do próximo mês.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: Olá meu Irmão, quando retornaremos aos trabalhos ritualísticos?

JOSÉ ELÍSIO: Como sabemos, geralmente o capítulo retorna as atividades ritualísticas logo após o retorno da loja patrocinadora, e este está previsto para o dia 07/02, logo retornaremos as nossas atividades no dia 11/02 com a posse da 36ª Gestão Administrativa.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: E como andam as tardes de sábado sem Reunião?

JOSÉ ELÍSIO: Nem fala, um tédio, sinto muita falta daquela velha resenha e de discutir assuntos muito importantes para a melhoria da sociedade e a formação do caráter de nós jovens, mas vamos voltar com tudo, muito trabalho esse ano, muitas novidades!

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: O que achou de ter sido Mestre Conselheiro?

JOSÉ ELÍSIO: Experiência incrível que merece ser compartilhada com todos, um aprendizado enorme, cansativo é verdade, mas a gente aprende a entender e ver as coisas de uma outra forma, entende o porque quando eramos iniciáticos e o MC ficava gritando no ensaio, o stress, tudo. É um cargo que exige muito, pois, se a Ordem é uma escola de líderes, o MC é o líder dos líderes e ele deve estar preparado para ser muito cobrado, deve estudar a Ordem DeMolay, enfim, é uma coisa sem definição, devemos respirar a Ordem.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: Qual a maior dificuldade que você sentiu?

JOSÉ ELÍSIO: Foi fazer que os irmãos entendessem o verdadeiro espírito da Ordem DeMolay, que não era só ir lá bater a resenha, mas tinha uma filosofia, uma simbologia por trás da Ordem, e pra isso tive que engolir muita coisa para evitar um racha no capítulo, tive que me sacrificar para cumprir as responsabilidade de outros. 

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: E o que você destaca dessa gestão?

JOSÉ ELÍSIO: O empenho do grupo para cumprir nossas metas e alcançar nossos objetivos, a união e um trabalho forte saindo da sala capitular e indo até a sociedade, o que não foi um destaque apenas nessa gestão mas do ano de 2011, onde realmente fomos servir a sociedade com inúmeras filantropias e trabalhos sociais, sem também deixar de ser forte no trabalho interno, com uma ritualística excelente e uma administração organizada, além do entretenimento que sempre marca o capítulo. E o resultado esta aí, 2 PMC-PSM no mesmo ano. Também devemos destacar a Instalação do Castelo Promessa Guanambiense nº15 do Escudeiros da Távola Redonda, o primeiro da Bahia.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: O que é o PMC-PSM?

JOSÉ ELÍSIO: É o prêmio Past Mestre Conselheiro Por Serviços Meritórios, concedido aqueles MCs que cumprem determinadas atividades, e que foi criado pelo fundador de nossa Ordem Frank Sherman Land.
Dois PMC-PSM praticamente cumprem os requisitos do Certificado de Referência Nacional dado aos 5 melhores capítulos do Brasil.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: Como foi a realização dessas atividades, quais são elas?

JOSÉ ELÍSIO: Quando você conta com o apoio do capítulo como eu, fica muito fácil, são atividades que vão desde a entrega do calendário, cumprimento de dias obrigatórios, à realização de eventos esportivos, quem quiser mais detalhes pode conferir no guia de planejamento que é encontrado na área restrita do site do supremo.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: O que pretende fazer depois que entregar o cargo?

JOSÉ ELÍSIO: Continuar frequente e ativo nos trabalhos do capítulo, aprofundar na cavalaria e talvez buscar algo mais no cenário regional, estadual e quem sabe nacional, sou muito novo tem muita coisa pra rolar ainda. Mais isso vai depender dos estudos, para esse ano terei uma função muito importante no priorado que é de Protocolista, que agrega o que seria o escrivão e o tesoureiro do capítulo. Provavelmente assumirei o posto de Coordenador da Campanha PMC-PSM e do CRN na região Sudoeste da Bahia.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO: É isso então, terminamos aqui, o que achou da entrevista?

JOSÉ ELÍSIO: Muito legal, espero que seja dada continuidade nessa ideia e estarei aguardando os próximos entrevistados, estou sempre pronto para ajudar qualquer irmão que precisar. Abraços!

35ª GESTÃO do Capítulo Guanambiense entre as melhores do Brasil

edição do segundo semestre de 2011 da Campanha de Incentivo a Excelênciaselecionou os 25 melhores Mestres Conselheiros do Brasil em 11 estados.“Estamos muito felizes pelos agraciados com o prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviço Meritório”afirma o Mestre Conselheiro NacionalJoão Gabriel.

Segundo o coordenador da Campanha, Ernesto Brunoro“foi uma enormesatisfação acompanhar as gestões desses magníficos Mestres Conselheiros”. O aprendizadoparaBrunoronão se limitou entre a coordenação do projeto e os Mestres Conselheirosmas se estendeu,principalmentepelo intercâmbio entre os inscritos. “A troca de experiência entre os participantes é oponto forte da campanha”destaca.

relação completa dos 25 Mestres Conselheiros agraciados com a Campanha de Incentivo a Excelência serápublicada na edição de verão da Revista DeMolay BrasilPor enquanto, o DeMolay Brasil divulga aquantidade de premiados por estado: Bahia (06), Ceará (03), Espírito Santo (01), Goiás (03), Minas Gerais(01), Mato Grosso (01), Mato Grosso do Sul (02), Pará (01), Paraíba (03), Rio Grande do Norte (01) e São Paulo (03).

A Bahia foi o estado mais premiados, com 6 Mestre Conselheiros agraciados, 3 deles na região sudoeste, e um destes foi o irmão José Elísio do Capítulo Guanambiense, que assim como o irmão Pedro Alves, conseguiu o prêmio pela segunda vez consecutiva para o Capítulo, deixando a responsabilidade agora com Mattheus Ricardo, MC eleito que ainda terá a responsabilidade de também completar os requisitos do Certificado de Referencia Nacional. 

Gabinete Nacional se prepara agora para o lançamento da nova Campanha de Incentivo a Excelência,que volta a ser coordenada por Thiago Augusto de Castro, um dos articuladores das primeiras edições.“Pude acompanhar duas edições como Mestre Conselheiro Estadualsempre como incentivador no meuEstadomas agora, como coordenadorfoi uma tarefa mais árduaporém mais gratificante," comenta Brunoro em tom de despedida.

(Adaptado de www.demolaybrasil.org.br)

7 de novembro de 2011

Doação de Sangue

Requisitos básicos para doação de sangue
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
  • Gripe: aguardar 7 dias.
  • Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
  • Hepatite após os 10 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.
Respeitar os intervalos para doação
  • Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
  • Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.
Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.


POR QUE DOAR SANGUE?
A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Seja doador voluntário. Faz bem também para você. Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa.

Porque, quem doa sangue, doa vida.

HOJE VOÇE DOA, AMANHÃ VOCÊ PODE RECEBER


Quem não pode doar?
VERIFIQUE CLICANDO AKI



Etapas da doação:
VISUALIZE O PASSO A PASSO CLICANDO AKI

.

Mais que uma ORDEM. Uma FAMÍLIA! CGOD