28 de dezembro de 2010

[PROMOÇAO] Interatividade DeMolay RELÂMPAGO!!

Novidade galera! Agora a [PROMOÇÃO] Interatividade DeMolay vem com promoções RELÂMPAGO, além de contar pontos para a promoção principal, ela vale brindes surpresa, vai ai a 1ª delas.
Os Irmãos deverão redigir uma redação sobre os 17 anos de história do Capítulo Gunambiense n° 218, falando de fatos importantes que aconteceram, projetos marcantes, histórias engraçadas, etc, enfim, uma redação que apresente da forma mais real e sucinta o capitulo, pois a mesma será postada no blog, a quantidade minima de linhas é livre, porém, não deve utrapassar as 35 linhas. Mãos a obras e vamos lá!! As redações deverão ser enviadas para o email do Capitulo - capitulogbi@gmail.com.

16 de dezembro de 2010

Encerramento dos trabalhos de 2010

Resultado da pesquisa. Com qual virtude você mais se identifica?

Foi realizado uma pesquisa durante todo o ano de 2010 em nosso blog, para descubrir qual era a virtude que os demolays tinham mais afinidade. Em um total de 61 votos, a fidelidade com 28 votos, foi a escolhida com 45% como sendo a mais preferida de todas.
 
Amor Filial
  6 (9%)
 
Reverencia pelas Coisas Sagradas
  1 (1%)
 
Cortesia
  2 (3%)
 
Companheirismo
  20 (32%)
 
Fidelidade
  28 (45%)
 
Pureza
  0 (0%)
Patriotismo
  4 (6%)
 

14 de dezembro de 2010

Edital de Eleição para a Gestão 2011.1

EDITAL DE ELEIÇÃO DO CAPÍTULO GUANAMBIENSE Nº 218 DA ORDEM DEMOLAY PARA A GESTÃO 2011.1


O Mestre Conselheiro do Capítulo Guanambiense Nº 218 da Ordem DeMolay Almir Fagundes Neves Neto, no uso de suas atribuições, e através do presente edital, resolve que:

Ficam convocados os membros ativos do capítulo para participarem do processo de eleição dos cargos de Mestre Conselheiro, 1º Conselheiro e 2º Conselheiro da entidade supra citada para a gestão 2011.1, a realizar-se no dia 18 de Dezembro de 2010, em reunião administrativa.

Para votar ou ser votado, na forma do disposto do estatuto do Capítulo, deverão ser observados os seguintes requisitos:

a) São condições para ocupar os cargos:


I. Ser Membro ativo;
II. Estar regular com o Capítulo Guanambiense, Grande Conselho Estadual e com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;
III. Possuir o Grau DeMolay;
IV. Possuir, no mínimo, 50% de freqüência;
V. No caso da candidatura para Mestre Conselheiro, o Candidato deverá ter passado pelos cargos de 1º ou 2º Conselheiro;

b) Da forma de eleição:
Será na forma de candidatura individual;
A votação será secreta, por meio de cédula única a ser depositada em urna.

c) Da inscrição
As inscrições das candidaturas deverão ser feitas por correspondências devidamente assinadas e, caso menor de 18 anos, assinada por um responsável, e entregues na secretaria do capítulo até as 14 horas do dia 18 de Dezembro de 2010.

b) Dos votantes:
I. Estar regular com o Capítulo Guanambiense, Grande Conselho Estadual e com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil;
II. Poderá votar aquele membro ativo do capítulo que possuir a freqüência mínima de 50% nas reuniões Capitulares.

e) Do processo eletivo:
O processo eletivo se dará por leitura das propostas de cada candidato;

f) da apuração:
A apuração será efetuada logo após o encerramento da votação pelos membros da comissão eleitoral, formada pelo presidente do Conselho Consultivo, Mestre Conselheiro e um membro a ser escolhido para fiscal de votação.
Os casos omissos a este edital serão analisados pela comissão eleitoral.

Guanambi, 11 de Dezembro de 2010.

26 de novembro de 2010

O Último Conselheiro

Texto Adaptado - O Ultimo Discurso - O Grande Ditador (Charles Chalpin)


Desculpem,
mas eu não quero ser um Mestre Conselheiro,
esse não é meu ofício
Não pretendo mandar e ordenar qualquer irmão,
gostaria de ajudar, se possível,
todos jovens de caráter digno aos olhos dos homens de bem.


Nós DeMolays lutamos por valores de boa cidadania,
mas nem todos jovens são assim.
Desejamos viver as 7 Virtudes Cardeais
buscando um mundo melhor.


Mas porque com valores desses nos odiamos e nos dividimos?
Neste Capítulo há espaço para todos.
Nossa Ordem, que é repleta de princípios e ideologias hoje não
tem capacidade de resolver suas discórdias.


O Caminho da Jornada DeMolay é cheio de ensinamentos de fraternidade e fidelidade,
porém nos extraviamos,
a vaidade e egoísmo envenenam a alma do Jovem DeMolay.
Levantando uma muralha de rancor
e fazendo jovens com os mesmos ideais marcharem para a clausura da hipocrisia e levianismo.
Criamos um legado de Companheirismo, mas nos sentimos envergonhados dentro
dele.


Uma organização que não tem culpa de seus membros, onde nossos
baluartes viraram nossas armas, nossa sabedoria é usada para
Guerra.
Pensamos em respostas e sentimos mais tristeza.
Mais do que Instituições, precisamos de Humildade,
melhor do que ter princípios , é usá-los para o bem de todos


Sem essas Virtudes
estamos vivendo formulas vazias e tudo estará perdido.


A comunicação hoje é de grande importância. O próximo passo
é apelar à bondade dos Líderes um apelo à
fraternidade universal , à união de todos nós. Neste mesmo instante as
minhas palavras chegam a centenas de DeMolays brasileiros, centenas de
desapontados, jovens, adultos, vítimas de um sistema de poder que alimenta a vaidade
e ganância de poder que menospreza os inocentes.


Aos que podem ler eu digo: “Não desista” A ganância que tem
estado sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia
da amargura de homens que temem o progresso DeMolay
Os homens que a causaram desaparecerão, os ditadores sucumbem
e o poder
que das fileiras extraviaram há de retornar.


E assim, enquanto o tempo sepulta os causadores
a Verdade nunca perecerá




DeMolays! Não vos entregueis a esse poço de vaidade que vos manipulam,
que vos induzem, que arregimentam vossas verdades, que julgam os
vossos atos, as vossas opiniões e sentimentos, que vos fazem
marchar no mesmo passo, que vos submetem à regras inconcebíveis,
que vos tratam como peças de xadrez e que vos utilizam como soldados para uma guerra.


Não sois incapaz! DeMolay é que sois! E com o Amor e Lealdade mantenham
a Ordem em vossas almas! Não odeie! Só odeiam os que não se fazem
amar, os que não aprenderam as lições de Lealdade e Tolerância.
DeMolays! Não batalhem pelo “colarismo”! Lute pela Verdade


No décimo sétimo capítulo de São Lucas é escrito que o “Reino de Deus está
dentro do homem” – não de um só homem ou um grupo de homens, mas
de todos os homens! Estás em vós!!
Vós, DeMolay, tem o poder! O poder de criar algo melhor,
o poder de criar a Fraternidade!
Vós, DeMolay, tendes o poder de tornar a Ordem Única e Unida,
de fazê-la uma verdadeira Ordem Fraternal.
Portando, em nome do Verdadeiro Companheirismo – usemos desse poder, unamo-nos
todos nós! Lutemos por uma nova Ordem
uma Ordem em que todos sintam-se a vontade para trabalhar,
dando um futuro à juventude assegurando os líderes do futuro.


É por falsas promessas e mentiras profanadas que desalmados têm subido ao poder,
apenas por vaidade! Não cumprem o que prometem! Jamais cumprirão!
Os falsos Líderes libertam-se da culpa, porém culpam a massa. Lutemos agora para libertar a Ordem, abatendo a fronteira nacional, dando fim à ganância, ao ódio e à prepotência
Lutemos por uma Ordem melhor, uma Ordem em que o Trabalho, Respeito, Inteligência, Acuidade e Deus conduzam à ventura de todos nós
DeMolays, em nome do Companheirismo, UNAMO-NOS!.


DeMolay, estás me ouvindo? Onde te encontres, levanta os olhos! Vês, DeMolay? O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergues os olhos, DeMolay! A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para a luz da esperança.
Ergue os olhos, DeMolay!
Ergue os olhos!

Adaptação por Thiago Bariani

5 de novembro de 2010

CINE DeMolay

Por: José Elísio

O Capítulo Guanambiense n°218 da Ordem DeMolay, realizará nesse sábado (06/11) mais uma vez, o Projeto CINE Demolay, que visa a arrecadação de alimentos para doação a pessoas necessitadas.


Desta vez com 2 filmes, As Crônicas de Nárnia 2: Príncipe Caspian, classificação LIVRE, e para maiores de 14 anos será exibido o filme: Quebrando A Banca.


O CINE será dividido em 2 sessões com o 1° filme começando às 17:00 horas e o segundo às 19:30, o projeto será realizado na Câmara de Vereadores e a entrada é 1 Quilo de Alimento não perecível, os ingressos podem ser adquiridos com qualquer DeMolay ou na entrada do evento.


Como as outras edições, esse CINE DeMolay promete! Venha Conferir!

Sociedade secreta

A Ordem DeMolay, uma misteriosa fraternidade masculina.

Por: Thaís Ferraz/ Revista Época

As luzes do templo estão apagadas. Rapazes que têm os graus mais elevados dentro de uma fraternidade secreta entram no recinto, vestidos com longas capas pretas e paramentados com suas medalhas e cordéis de honra. Sobre o altar, está a Bíblia Sagrada e alguns livros escolares circundados por sete castiçais com velas vermelhas, dispostos em meia-lua, numa alusão ao conhecimento oculto, prestes a se tornar cheio, ou pleno.

Depois de se posicionarem como um triângulo, os meninos se ajoelham para uma breve oração, um Pai Nosso. As velas se acendem, uma a uma, e o juramento de fidelidade às Sete Virtudes Cardeais começa: amor à família; reverência pelas coisas sagradas; cortesia; pureza de coração; patriotismo; fidelidade e companheirismo. Um golpe de malhete anuncia que, no recinto, mais um rapaz está prestes a se tornar um novo membro, um DeMolay.

Jacques DeMolay, mártir que dá nome à Ordem, foi condenado à fogueira no século XII pelo Rei Filipe, O Belo, por não revelar os segredos da seita medieval dos Templários, da qual fazia parte, nem o nome de seus companheiros. Seu exemplo é seguido por rapazes com perfis tão diferentes quanto um professor de Inglês, um músico, um estudante universitário de Filosofia, um médico, Bill Clinton e Walt Disney. Todos são cavalheiros da Ordem DeMolay, uma fraternidade masculina internacional patrocinada pela Maçonaria e que tem como um de seus objetivos a formação de líderes.

Os participantes desta Ordem, que é envolta em mistérios como uma seita secreta, são rapazes de 12 a 21 anos, indicados por outros DeMolays ou por maçons, aos quais chamam de tios. Para ser aceito no grupo, é preciso passar por um processo de seleção e um rito de iniciação, como o descrito, que tem passagens públicas e outras confidenciais. "As velas, capas e afins são apenas uma tradição, uma inspiração para nós. Não há nada de macabro nisso", diverte-se o DeMolay Rafael Chaves, 19 anos, iniciado há 2 no Capítulo Frank Marshall, um dos mais participantes da Ordem, na Ilha do Governador. Ele conta que a família se assustou com a perspectiva de que o jovem professor de Inglês e estudante de História pudesse estar envolvido com alguma espécie de ocultismo: "Minha tia viu o filme Sociedade Secreta e me ligou desesperada. Tive que explicar que, na prática, é tudo muito diferente", lembra Rafael.

Dinheiro, carrões e modelos

Em Sociedade Secreta, William McNamara, personagem do ator Joshua Jackson, é um promissor atleta convidado a integrar uma fraternidade masculina. Ao ser iniciado, em uma cerimônia que marca a ferro seus participantes, ele recebe alguns mil dólares em sua conta bancária, passa a dispor de carros tão fabulosos quanto Porsches e Ferraris, além de participar de festinhas com moças belíssimas. "É realmente muito parecido conosco, principalmente as partes da grana, dos carrões e das modelos", ironiza Bergson Marques, 18 anos, DeMolay do Capítulo Ajuricaba, em Manaus, Amazonas.

Daniel Rinaldi, 19 anos, apressa-se em explicar que não há nada que deponha contra a integridade física e moral dos membros da fraternidade, e que o papel dos tios é o de patrocinadores: "A ritualística secreta não envergonha ou põe em perigo nosso novo irmão, que não será um aprendiz de maçon. Os membros da Maçonaria não nos dirigem, apenas nos ajudam financeiramente, dão algumas orientações e emprestam o local de reuniões", esclarece o estudante de Filosofia e Mestre-Conselheiro (uma espécie de presidente ) do Capítulo Frank Marshall.

Voluntários sociais anônimos

Ser um DeMolay, na prática, é questão de liderança, comunhão com os amigos, responsabilidade social e valorização dos próprios estudos e empregos. Há os que crêem em predestinação ("O sol nasce para todos, mas a sombra, só para os DeMolays. Ser DeMolay é ter um dom", afirma Bergson Marques) e os que confiam no bom comportamento como um diferencial, incluindo nisso as ações sociais, que são regra e freqüentes. Os projetos realizados pelo Capítulo Frank Marshall, por exemplo, englobam distribuição de alimentos à população de rua, noções de higiene para os carentes, doação de brinquedos a abrigos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e limpeza de áreas que sofreram impacto ambiental, como os manguezais da Baía de Guanabara.

O espírito humanitário é compartilhado por irmãos de todo país. Para o músico Aldrin Izidoro, 22 anos, iniciado há 7 no Capítulo Caruaru, em Pernambuco, ter preocupação com o social é característica do DeMolay: "Fazemos filantropia sem divulgá-la. Não precisamos fazer marketing disso, como tantas organizações", alfineta ele, que é acordeonista das bandas de Zé Ramalho e Belchior.

No Paraná, o Capítulo Campo Mourão, do qual faz parte o médico Marcelo Brito, moderador da lista nacional de e-mails da Ordem, também desenvolveu projetos filantrópicos expressivos: "Apoiamos portadores de HIV, deficientes visuais, neoplásicos e idosos", garante Marcelo.

O cotidiano: vestibular, rock e namoradas

Apesar de receberem títulos carregados de seriedade, como Mestre-Conselheiro, e de terem nas personalidades de projeção mundial exemplos, estes meninos estudam, trabalham, praticam esportes e se divertem como convém à sua faixa etária. "Saio com meus amigos para jogar futebol, vou a festas e adoro o rock progressivo do Rush", diz Mauri Kassick, 18 anos, DeMolay do Capítulo Frank Marshall, e vestibulando de Informática.

Estar com os irmãos, administrar o Capítulo e desenvolver projetos filantrópicos são atividades vistas como entretenimento, pelo prazer de participar da fraternidade e não como obrigação. "Sabemos que algo tem que ser feito pela sociedade e tentamos ser o marco inicial de uma atitude, dando o exemplo para que as boas ações se multipliquem", crê Luis Henrique Noguera, 20 anos, estudante de Engenharia Química e unanimidade na filial da Ilha do Governador por seu comportamento diferenciado.

O irmão caçula do Capítulo Frank Marshall, Gabriel de Albuquerque, de apenas 13 anos,vê em Luis e nos outros meninos o grande estímulo para a participação: "Fico contando os dias para chegar a data das liturgias e do encontro com os colegas", diz ele, que também é conhecido como "o terror das menininhas de 5° série".

Os planos destes garotos para o futuro são os mais diversos. Alguns pretendem se tornar maçons, outros, seguir as carreiras às quais se dedicam. O importante é saber não há como deixar de ser um DeMolay. Nas palavras de Bergson Marques, "já se nasce DeMolay; é uma questão de espírito. A iniciação é apenas uma conseqüência."

Guanambi fatura 9 medalhas nas olimpíadas DeMolay

Por: ASCOM - PMG

Realizada em Vitória da Conquista no mês de outubro, os jovens e adolescentes de Guanambi que participam do Capítulo da Ordem Demolay, deram um show nas olimpíadas da categoria, faturando na ocasião, 5 medalhas de ouro, uma de prata de 3 de bronze.

As medalhas de ouro foram nas modalidades de Basquetebol, Voleibol, Handebol, Futebol Societe e Futsal. Guanambi foi prata em Xadrez e Bronze nas modalidades de Natação, Sinuca e Ping-pong.

Estava presente comandando as equipes o Diretor do Departamento de Esportes de Prefeitura de Guanambi, Adelmo Damázio (Dé Bem-te-vi), que destacou o grande nível dos atletas, elogiou a organização do evento por parte da maçonaria e o apoio do Prefeito Charles Fernandes.

Participaram do evento, vários municípios da região sudoeste.




30 de setembro de 2010

Nova Direitoria

Na noite do dia 14 de Agosto deste corrente ano, após a iniciação, em uma cerimônia publica a diretoria eleita para a gestão 2010.2 (XXXIII) tomou posse e teve outros cargos nomeados.


Mestre Conselheiro: Almir Fagundes Neves Neto
1º Conselheiro: Pedro Alves Castro
2º Conselheiro: Fellipe Rodrigues Barbosa Lobo
Escrivão: Lucas Prates
Orador: Pedro Augusto
Hospitaleiro: Jose Elisio
Tesoureiro: Jose de Carvalho
1º Diacono: Farley Rodrigues
2º Diacono: Gregorio Alves
1º Mordomo:Joao Kleber
2º Mordomo:Wanberg Santana
Porta Bandeiras: Gabriel Silveira
Capelão: Mattheus Ricardo
Mestre de Cerimonias: Rafael Martins
Sentinela: Jackson Segundo
Organista: Frederico Fraga
1º Preceptor: Igor Vieira
2º Preceptor: João Vitor Prado
3º Preceptor: Carlos Eduardo
4º Preceptor: Hallisson Gomes
5º Preceptor: Ianm Amaral
6º Preceptor: Wagner Marques
7º Preceptor: Breno Amaral

Que a diretoria tenha muito sucesso nessa nova jornada e quem juntos possamos alcançar nossos objetivos, por isso rogamos ao Pai Celestial que nos dê FORÇA e SABEDORIA para tomar as mais sabias e corretas decisões.!

14 de setembro de 2010

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Abaixo consta o modelo do termo de responsabilidade para participação da IV Olimpíada DeMolay da Região Sudoeste. Os interessados devem levar esse termo assinado de preferência na reunião do dia 17/09/10 (sexta-feira).



TERMO DE RESPONSABILIDADE ( deve estar centralizado)

Eu Maria José, casada, professora, inscrita no CPF sob o nº000000000 e no RG nº00000000000, residente e domiciliado na Rua Das Flores, n°0, Bairro Centro, e responsável pelo menor José Maria, inscrito no RG nº 00000000000, mediante este instrumento, o autorizo a participar da IV Olimpíada DeMolay da Região Sudoeste, a se realizar na cidade de Vitória da Conquista – Bahia nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro do ano de 2010. (deve estar justificado)


Guanambi – Bahia, 14 de setembro de 2010. ( deve estar alinhado a direita)


________________________________ (deve estar centralizado)
Maria José (centralizado embaixo da assinatura)

11 de setembro de 2010

Desfile Cívico dia 7 de Setembro

O Capítulo Guanambiense n° 218 da Ordem DeMolay, mais uma vez abrilhantou o desfile cívico de nossa cidade, representando bem, uma de nossas virtudes o PATRIOTISMO, no dia 7 de setembro, onde é comemorado a independência de nosso país.
O pelotão formado pelos DeMolays e Maçôns, contou esse ano com a presença de nossos primos do Núcleo Alfa Cruzeiro do Sul da Ação Paramaçônica Juvenil, que desfila pela 1° vez, completando seu primeiro ano de fundação na cidade de Guanambi.
Fica nossos parabéns ao Colégio Estadual Governador Luis Viana Filho, pela bela organização do desfile e pelos seus 40 anos, lutando por um ensino público de qualidade.
E nossos agradecimentos a todos que ajudaram a fazer desssa festa uma demonstração de cidadania e patriotismo.

                                                                                               Por: José Elísio

22 de agosto de 2010

Uma Singela Homengem aos nossos Tios

FRATERNIDADE

Qual palavra poderia melhor representar os laços que temos com aqueles que chamamos de Tio, do que FRATERNIDADE.
Fraternidade significa Amor ao próximo, aquele amor que nossos Tios, os quais poderíamos ate chamar de Pais, nos dão. Em forma de conselhos, de apoio e ajuda.
O que seria das nossas reuniões sem a presença ilustre de Tio João Rocha.
Dos puxões de orelha de Tio Manelão.
Das mensagens sábias de Tio Iracy.
Dos conselhos de Tio Zico.
Do apoio incansável de Tio Luiz Meira.
E da disponibilidade de ajuda de tantos outros tios, a qual essa simples folha de papel não seria suficiente para citar todos eles. Mas seus nomes estarão guardados para sempre em nossos corações.
Saibam meus Tios, que os conselhos e ensinamentos que vocês nos passam diariamente, concerteza ajudaram e ajudarão a formar jovens que sejam dignos dos elogios de todos os homens de bem.
E em homenagem a vocês e a todos os maçons, peço que todos os irmãos aqui presentes levantem-se e dêem uma salma de palmas para aqueles que nos ensinam a colocar as virtudes para guiar nosso passos.
José Elísio

20 de agosto de 2010

HOMENAGEM AO DIA DO MAÇOM

Nos idos de 1822, época em que o Brasil vivia momentos de revolução política, a Maçonaria brasileira teve um papel fundamental ao lutar pela defesa dos interesses nacionais. Foi assim que, no 20º dia do oitavo mês daquele ano, D. Pedro de Alcântara, então defensor perpétuo do Brasil, reunido em uma Loja Maçônica com os principais líderes políticos do período, optou pela independência do Brasil de Portugal, rompendo o vínculo existente entre Metrópole e a colônia. Apesar do status de Reino Unido a Portugal, os brasileiros tinham, a partir daquela data, uma nova e inédita fronteira a desbravar, a de uma nova Nação.

Apesar da interpretação que essa data era um 20 de agosto, essa reunião aconteceu realmente no dia 09 de setembro, dois dias após o famoso grito do Ipiranga. O vigésimo dia era do oitavo mês judaico e não do oitavo mês do calendário gregoriano, utilizado quando se interpretou o episódio, no início do século XX. Porém, a data estava consolidada como um marco da participação da Maçonaria no processo de independência do Brasil, mostrando todo o poder e a influência da instituição nas esferas de decisão que mudavam os rumos do País.

Foi assim que, a partir dos usos e costumes, a própria Nação brasileira, que também nascera naquela reunião de uma Loja Maçônica no Rio de Janeiro, passou a homenagear a Maçonaria com uma data magna, uma retribuição aos valorosos serviços prestados pelos Maçons no desenvolvimento do Brasil. Anualmente, o dia 20 de agosto é o Dia do Maçom. O dia em que a Ordem DeMolay deve agradecer o apoio inestimável que tem recebido ao longo de 30 anos em território brasileiro. Parabéns a todos os Maçons pela passagem dessa memorável data

SCODRFB

23 de julho de 2010

O Maior Segredo da Ordem DeMolay


Em cerimônias públicas sempre é falado que temos sinais, toques e palavras para nos reconhecermos, mas isso nem chega perto do nosso segredo! Aposto que vocês conhecem pessoas que sabem disso. Isso está escrito em muitos lugares: na internet, em apostilas e livros; ou seja, não é segredo! Podemos ser extremamente cuidadosos, mas isso sempre vai estar nas bocas e ouvidos de quem quiser.

O segredo é tão valioso que até muitos DeMolays passam a vida toda como DeMolay e não o conhecem! O segredo não pode ser ensinado, ele não é passado a ninguém; mas sim vivido e experimentado dentro dos Capítulos.


ENTÃO QUAL É ESSE SEGREDO?


Ele tem um valor íntimo, é composto de múltiplos sentimentos, das inúmeras ações que realizamos e dos grandes momentos que passamos com as nossas famílias e nossos irmãos. Ou seja, ele tem um valor pessoal, mas ao mesmo tempo é muito parecido com o que todos sentem.


Na minha visão o Segredo DeMolay é a união das virtudes e a prática delas.


Veja só, se tomarmos a Amor Filial com Reverências pelas Coisas Sagradas temos Deus nas nossas famílias, amaremos nossos pais de uma maneira única e sagrada, e assim para a maioria das religiões e crenças, nós estaremos praticando o Bem. Já com a Cortesia temos a prática das lições que nossos pais nos ensinam, a educação e boas maneiras. Com o Companheirismo temos a verdadeira irmandade, traremos nossos irmãos que adquirimos na Ordem a nossa família, ou seja, poderemos falar mesmo que somos irmãos. Com a Fidelidade, isso fará com que sempre que aja qualquer problema, nós poderemos contar com qualquer Irmão. Com a Pureza, sim isso nos fará melhores filhos aos nossos pais. Com o Patriotismo, vamos ver as lições da nossa família sendo aplicada no mundo, isso nos tornará melhores cidadãos. Essas foram apenas as combinações do Amor Filial com aos outras seis Virtudes, agora imaginem as outras combinações que acontecem com três ou mais virtudes.


O maior segredo DeMolay é a construção de um espírito DeMolay através das virtudes e das nossas ações. Confiança, Lealdade, Respeito, Amor, Paciência e outras Virtudes que colocamos além das SETE na nossa vida e assim viveremos o verdadeiro segredo.


O verdadeiro segredo é a experiência e o convívio entre nós que fará com que nos CONSIDEREMOS verdadeiros IRMÃOS.


Pratiquem esse Segredo!


José Elísio

Outra Virtude - Além das Sete - TOLERÂNCIA

Alguém ai pode me falar o que é Tolerância?

A palavra tolerância provém do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente.
Tolerância é uma das tantas virtudes, necessárias para elevar o ser humano à condição de civilidade. Ela faz parte do processo de desenvolvimento ético de indivíduos e grupos, cuja meta é levá-los a manter a "disposição firme e constante para praticar o bem".
A tolerância, entendida como respeito e consideração pela diferença, como uma disposição para admitir nos outros uma maneira de ser e de proceder diferente da nossa, ou como uma atitude de aceitação do legítimo pluralismo, é, em todos os aspectos, um valor de enorme importância.

E ai galera, quantas vezes SOMOS intolerantes no nosso dia-a-dia?
Pois eu digo o que acho: MUITAS!
Erramos quando não respeitamos as diferenças da nossa família, dos nossos amigos e das pessoas que não conhecemos!

O que nos leva a isso?
A invasão do direito alheio? O ultrapassar o limite de tolerância? A incapacidade de compreensão mútua ou própria? A falta de empatia? A nossa própria natureza, o nosso temperamento?

A DIFERENÇA! Mas isso não devia causar intolerância, mas sim crescimento, pois é através disso que crescemos para a vida, superando e reconhecendo o que nos difere! Somos limitados, e isto se manifesta também no modo tosco com que nos relacionamos com as pessoas. Então vamos praticar essa virtude para mudar essa limitação que só nos causa discórdia.

Se voltarmos ao passado, vemos exemplo da falta de tolerância com a morte de nosso patrono e mártir, Jacques DeMolay e de muitos outros homens e mulheres que perderam a vida para deixar sonhos vivos, para ser fiéis naquilo que acreditavam.

Atualmente vemos uma guerra inconseqüente, na qual a intolerância é o fator principal para tais atos de barbárie.

E se não fomos tolerantes? O QUE VAMOS VER NO FUTURO?

Sejamos tolerantes em casa, meus irmãos.
Sejamos tolerantes com nossos amigos.
Sejamos tolerantes conosco mesmo.
E acima de tudo, meus irmãos.

Sejamos DeMolays.

O que realmente importa é aprendermos a ser tolerantes em nosso cotidiano e a resolver nossas diferenças através da conversa e principalmente da através da nossa inteligência.

Retirado do blog www.coroassauros.blogspot.com

José Elísio

19 de julho de 2010

Pirão DeMolay

O Capítulo Guanambiense irá realizar no próximo Domingo dia 25/07 um Pirão de Galinha na Loja Macônica Fraternidade Guanambiense, a partir das 11 horas.

A animação fica por conta do cantor Elton Melo.



Bilhete 10 reais.

Venham Conferir!

4 de junho de 2010

Ser DeMolay

Abaixo segue o poema redigido pelo irmão Guilherme Freitas, Capítulo 668 - Mairiporã. Espero que reflitam e pratiquem!

Somos muitos, mas somos poucos
Somos um em um milhão
Somos pobres humanos loucos
E buscamos nossa esperança

Concedemos o nosso suor
Apenas para ajudar
Lutamos por um mundo melhor
Rezamos, para um dia alcançar
A tão sonhada justiça
Meta de nossa tão curta vida

Nós não somos irmãos de sangue
Mas somos sim irmãos de verdade
E hoje sou honrado em dizer
Que sou membro dessa fraternidade
Nossa Ordem Demolay

Lutamos pelos nossos ideais
Cultivamos as sete virtudes majestrais
Tentamos construir um futuro de paz
Mentes novas, jovens iguais

Guardamos no peito os que vem e vão
E não temos medo de proteger
Assim como o grão mestre DeMolay
Aqueles que temos no coração

A Ordem é minha paixão
Pois nos traz a incrível sensação
De ver uma alma a sorrir
Nesse tempo de solidão

Que nos aflinge sem perceber
Mas que nos destrói aos poucos

Por isso trago como proteção
Toda uma leva de irmãos
Que protegem todo meu ser
Para então eu poder crescer.
E estender a paz para toda uma nação.

Essa é a Ordem DeMolay "

9 de maio de 2010

Cerimônia de Iniciação ao Grau DeMolay

Foi realizada neste sábado (08/05/2010), nas dependências da Loja Maçônica Fraternidade Gunambiense, a cerimônia Magna de Elevação do Capítulo Guanambiense, com a presença dos Irmãos do Capítulo Caetiteense e dos Tios da Loja patrocinadora. Foram elevados ao Grau DeMolay 17 jovens, abaixo segue o nome dos mesmos:

José Elísio
Caio Cico
João Vitor
João Kleber
Igor Vieira
Matheus Figueiredo
Thiago Figueiredo
Breno Amaral
Iann Amaral
Jackson Segundo
Gabriel Silveira
Wamberg Santana
Allex Pozzi
Pedro Augusto
Hallisson Castro
Wagner Marques
Carlos Eduardo


Ao fim da cerimônia, houve uma homenagem para as mães no salão da Loja, em que o Irmão Daniel Prado fez uma apresentação de slides.
O Tio Irmão Bruno usou da palavra para dizer que o clube das mães é de extrema importância para os trabalhos da Ordem.
O Irmão Sênior Hadson Segundo, fez a entrega do candelabro da Cavalaria para o Tio Bruno, representando o primeiro passo para a implantação do Priorado da Cavalaria em nossa cidade.
Em seguida foi servido um coquitel para as pessoas presentes.

José Elísio


Video em homenagem as nossas mães

28 de abril de 2010

XX Passeio Ciclistico de Guanambi.


Está chegando XX Passeio Ciclístico de Guanambi, mais 12 mil Bicicletas, no percurso do maior evento do Brasil nesta modalidade. Dia 01 de maio, no Parque de Exposições com diversas atrações para a sua diversão.

Camisas a venda na Praça Manoel Novais (Colégio Luis Viana) R$ 10,00 no ponto dos DeMOLAYS.
Camisas de todos os tamanhos: 4, 6,8, 10 e 12 anos e P, M e G.

8 de março de 2010

SORTEIO DE UM MP11

O Capitulo Guanambiense sortiará na Sexta-feira 19 de Março deste ano, um aparelho celular MP11 (TV, Câmera fotografica, câmera filmadora, MP3, Cartão de memória 2 GB... e muito mais.)
Rifa em beneficio do DeMolay Guanambiense.. Valor do bilhete R$ 2,00.
Será na Sexta 19-03-2010 na Radio 106 FM - Educativa.

8 de janeiro de 2010

FELIZ 2010

De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás. De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e ano novo chegou. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: paz e amor. De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino: o hino da liberdade. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver.

Feliz Ano Novo !

São os votos de FELICIDADES da familia Guanambiense!

Neto Carvalho

.

Mais que uma ORDEM. Uma FAMÍLIA! CGOD