23 de julho de 2010

O Maior Segredo da Ordem DeMolay


Em cerimônias públicas sempre é falado que temos sinais, toques e palavras para nos reconhecermos, mas isso nem chega perto do nosso segredo! Aposto que vocês conhecem pessoas que sabem disso. Isso está escrito em muitos lugares: na internet, em apostilas e livros; ou seja, não é segredo! Podemos ser extremamente cuidadosos, mas isso sempre vai estar nas bocas e ouvidos de quem quiser.

O segredo é tão valioso que até muitos DeMolays passam a vida toda como DeMolay e não o conhecem! O segredo não pode ser ensinado, ele não é passado a ninguém; mas sim vivido e experimentado dentro dos Capítulos.


ENTÃO QUAL É ESSE SEGREDO?


Ele tem um valor íntimo, é composto de múltiplos sentimentos, das inúmeras ações que realizamos e dos grandes momentos que passamos com as nossas famílias e nossos irmãos. Ou seja, ele tem um valor pessoal, mas ao mesmo tempo é muito parecido com o que todos sentem.


Na minha visão o Segredo DeMolay é a união das virtudes e a prática delas.


Veja só, se tomarmos a Amor Filial com Reverências pelas Coisas Sagradas temos Deus nas nossas famílias, amaremos nossos pais de uma maneira única e sagrada, e assim para a maioria das religiões e crenças, nós estaremos praticando o Bem. Já com a Cortesia temos a prática das lições que nossos pais nos ensinam, a educação e boas maneiras. Com o Companheirismo temos a verdadeira irmandade, traremos nossos irmãos que adquirimos na Ordem a nossa família, ou seja, poderemos falar mesmo que somos irmãos. Com a Fidelidade, isso fará com que sempre que aja qualquer problema, nós poderemos contar com qualquer Irmão. Com a Pureza, sim isso nos fará melhores filhos aos nossos pais. Com o Patriotismo, vamos ver as lições da nossa família sendo aplicada no mundo, isso nos tornará melhores cidadãos. Essas foram apenas as combinações do Amor Filial com aos outras seis Virtudes, agora imaginem as outras combinações que acontecem com três ou mais virtudes.


O maior segredo DeMolay é a construção de um espírito DeMolay através das virtudes e das nossas ações. Confiança, Lealdade, Respeito, Amor, Paciência e outras Virtudes que colocamos além das SETE na nossa vida e assim viveremos o verdadeiro segredo.


O verdadeiro segredo é a experiência e o convívio entre nós que fará com que nos CONSIDEREMOS verdadeiros IRMÃOS.


Pratiquem esse Segredo!


José Elísio

Outra Virtude - Além das Sete - TOLERÂNCIA

Alguém ai pode me falar o que é Tolerância?

A palavra tolerância provém do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo. Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas. Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo. Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente.
Tolerância é uma das tantas virtudes, necessárias para elevar o ser humano à condição de civilidade. Ela faz parte do processo de desenvolvimento ético de indivíduos e grupos, cuja meta é levá-los a manter a "disposição firme e constante para praticar o bem".
A tolerância, entendida como respeito e consideração pela diferença, como uma disposição para admitir nos outros uma maneira de ser e de proceder diferente da nossa, ou como uma atitude de aceitação do legítimo pluralismo, é, em todos os aspectos, um valor de enorme importância.

E ai galera, quantas vezes SOMOS intolerantes no nosso dia-a-dia?
Pois eu digo o que acho: MUITAS!
Erramos quando não respeitamos as diferenças da nossa família, dos nossos amigos e das pessoas que não conhecemos!

O que nos leva a isso?
A invasão do direito alheio? O ultrapassar o limite de tolerância? A incapacidade de compreensão mútua ou própria? A falta de empatia? A nossa própria natureza, o nosso temperamento?

A DIFERENÇA! Mas isso não devia causar intolerância, mas sim crescimento, pois é através disso que crescemos para a vida, superando e reconhecendo o que nos difere! Somos limitados, e isto se manifesta também no modo tosco com que nos relacionamos com as pessoas. Então vamos praticar essa virtude para mudar essa limitação que só nos causa discórdia.

Se voltarmos ao passado, vemos exemplo da falta de tolerância com a morte de nosso patrono e mártir, Jacques DeMolay e de muitos outros homens e mulheres que perderam a vida para deixar sonhos vivos, para ser fiéis naquilo que acreditavam.

Atualmente vemos uma guerra inconseqüente, na qual a intolerância é o fator principal para tais atos de barbárie.

E se não fomos tolerantes? O QUE VAMOS VER NO FUTURO?

Sejamos tolerantes em casa, meus irmãos.
Sejamos tolerantes com nossos amigos.
Sejamos tolerantes conosco mesmo.
E acima de tudo, meus irmãos.

Sejamos DeMolays.

O que realmente importa é aprendermos a ser tolerantes em nosso cotidiano e a resolver nossas diferenças através da conversa e principalmente da através da nossa inteligência.

Retirado do blog www.coroassauros.blogspot.com

José Elísio

19 de julho de 2010

Pirão DeMolay

O Capítulo Guanambiense irá realizar no próximo Domingo dia 25/07 um Pirão de Galinha na Loja Macônica Fraternidade Guanambiense, a partir das 11 horas.

A animação fica por conta do cantor Elton Melo.



Bilhete 10 reais.

Venham Conferir!

.

Mais que uma ORDEM. Uma FAMÍLIA! CGOD