27 de fevereiro de 2011

CIRCUITO INTERNO




No último domingo dia 20/02, a 34ª Gestão do Capítulo Guanambiense realizou um Circuito Interno, visando a preparação dos irmãos iniciáticos para o exame de proficiência e posteriormente a elevação regional no dia 19/03 na mesma cidade.


O estudo contou com a participação de 16 iniciaticos, e abordou assuntos como a história da Ordem, Ritualística, Simbologia, Administração Capitular, Código de Ética e Disciplina, entre outros, os irmãos puderam tirar muitas dúvidas relativas a esses assuntos. Além dos DeMolays, participaram ainda o Tio Manoel Matos, e o Oficial Executivo da Região Sudoeste, Társis Valentim, que também deram sua contribuição para o bom andamento dos trabalhos.


As palestras ficaram por conta dos irmãos José Elísio, Rafael Martins, José de Carvalho, Mateus Silveira, Glauber Rocha, Wagner Marques e Pedro Alves, ao final foi feita uma brincadeira de torta na cara para testar o aprendizado dos irmãos durante o Circuito.


Enfim, o circuito foi um sucesso!

12 de fevereiro de 2011

[FINAL] - Interatividade DEMOLAY

2 FASE:  Pergunta: DE QUE FORMA, NÓS DEMOLAYS, PODEMOS INFLUENCIAR A SOCIEDADE NA CONCIENTIZAÇÃO E NA LUTA CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL E DO BULLYING?

João Pedro: 
Primeiramente,dando o exemplo,pois como somos conhecidos e na maioria das vezes adimirados o exemplo será seguido,e depois levando a sociedade conhecimento sobre esses dois males,ou seja,assim que a sociedade souber mais sobre esses males,ela poderá combate-la e faremos isso através de propagandas,palestras entre outros meios de comunicação.

Hallisson Gomes:
Concientização, palavra que nós DeMolay devemos carregar, perante seus atos e pensamentos, nós somos um tipo de reflexo para a sociedade. Se somos capazes de destinguir o mal e o bem, porque nao a escolha de uma representação que traga frutos benéficos ? Nós, DeMolays, que sabemos dos nossos propositos, devemos repassar esses conhecimentos, temos ''forças'' suficiente para mostrar que descriminação (BULLYING) e abuso sexual infantil não são coisas certas a ser praticada por um ser humano de sã conciencia. Palestras, bilhetes informativos, eventos DeMolays e dentre outros meios de comunicação são as ''melhores'' influencias.

Vinicius Donato:
Como todos nós sabemos, somos admirados e respeitados muitas vezes na nossa sociedade. Por isso, devemos dar exemplo, em minha concepção o melhor jeito de engajar nessa luta contra o abuso sexual infantil e o bullying é aprensentar projetos em que pelo menos 1 vez por mês façamos visitas em escolas que tem o maior indíce de casos como o bullying e não só orientar as crianças e adolescentes como tambem seus pais, que na maioria das vezes não consegue dar um educação de qualidade para que seus filhos crescam como verdadeiros cidadões de bem. A falta de recursos para a sobrevivencia tambem ajuda no fato de muitas vezes essas crianças e adolescentes entrarem no mundo do crime, diante dessa situação tambem proponho ao nosso capitulo aumentar o numero de campanhas para a doação não só de alimento, mas tambem de solidariedade e de amor, pois isso é fundamental para que se forme uma sociedade do bem, em que todos façam e recebam o bem. Obrigado 

Felipe Donato:
Sabe-se que o DeMolay, é alguém que deve estar sempre preparado para ajudar, que deve sempre fazer o bem e tentar melhorar a sociedade, então principalmente nesse caso, por causa desses problemas, podemos ajudar a sociedade, começando com a busca de informações relacionadas à tais problemas, para que possamos concretizar os nossos planos de auxílio e concientização, em que iríamos divulgar, convencer e ajudar as pessoas, na solução desses problemas. E nós, DeMolays , vamos começar com a nossa ajuda, além de buscando informações, vamos dar o exemplo para as pessoas e tentando ajudar àqueles que necessitam, pois além disso, somos pessoas dignas e honradas, que só querem o bem da sociedade e porque muitos problemas sociais são causados por pessoas que não tiveram muitas escolhas, felicidades ou oportunidades na vida, que acabaram fazendo coisas ruins. Então, desde já, peço que ajudem aos necessitados e que possamos tentar ao máximo , solucionar esses problemas e dar exemplo, pois nós somos DeMolays.

Yan Nogueira:
Comesarei com o bullying, Para mim o bullying, sempre existiu, com este termo e estudo atual, é recente. Todavia, sempre existiram nas escolas as chocotas, trotes, as agressões verbais e físicas com vítimas consideradas diferentes e sendo atacadas nos seus pontos fracos. No Brasil, cerca de 1/3 dos estudantes afirmam ser vítimas de bullying. Portanto, creio que seriamos hipócritas, se afirmássemos que o bullying nasceu ontem. Podemos perguntar aos nossos pais, se eles nunca foram forçados a fazer alguma coisa, contra vontade, na escola/faculdade para agradar um colega ou um grupo, para não se tornar vítima destes, temos que mudar isso, pois isso sera uma rotina no nosso Brasil e não queremos que futuramente nos filhos ou parentes sofra esse tipo de agreção, temos que fazer palestras e concienciar as pessoas pelo esse fato, e pricipalmente temos que colocar na nossa Ordem Demolay, pois é uma violência psicológica, depois de fazer umas palestras nas escolas, temos que aprofundar sobre esse tema DeMolay e do Brasil! 
O Abuso Infantil! 

O abuso sexual se caracteriza como um ato de violência praticado quando alguém se utiliza de uma criança para sentir prazer sexual e é caracterizado como toda ação que envolver a questão do prazer sexual quando a criança não for capaz ou não tiver idade para compreender, conseqüentemente provocando culpa, vai auto-estima, problemas com a sexualidade, dificuldade em construir relações duradouras e falta de confiança em si e nas pessoas. Com tudo isso, sua visão do mundo e dos relacionamentos se torna muito diferente do jeito das outras pessoas. Temos que fazer o mesmo doque o outro tema, tava pensando em fazer um carriata pra concienciar as pessoas, cartazes, esse ato, pode trazer consequencia para a vida toda! 

PENSE NISSO PESSOAL!


Tiago Alves:
devemos conscientizar a sociedade de forma que eles entendam o que é o Bullying , porque muitas vezes eles podem ser praticantes ou vitimas e nem fazem ideia disso, por isso devemos fazer palestras ou ate mesmo peças teatrais.

Agora abuso sexual infantil, após tomar conhecimento de uma situação de abuso sexual é importante amparar a vitima, dando apoio, amizade e transmitindo segurança, pois esta criança poderá estar com sua confiança abalada e geralmente não acredita quem alguém possa ajudá-la e procurar ajuda para que possa ser denunciado o caso, pois é denunciando que podemos combater o problema, por isso também devemos fazer palestras sobre o assunto.
e também podemos fazer passeatas e deixar números para denunciar os praticantes do bullying e do abuso sexual infantil.

José Elisio:
Conscientizar! Ser atuante. Procurando além de fazer projetos de concientização, nas escolas, ir diretamente no público alvo, que são as crianças e suas famílias, o capítulo deve fazer projetos que visam a instrução das pessoas envolvidas sobre as consequências que esses atos podem trazer, e de que forma podemos previnir, fazer um acompanhamento periódico com essas pessoas, e acima de tudo dar exemplo.

Gostaria de agradescer a cada irmão que participou da promoção!
E o ganhador foi:

Mattheus Ricardo:

Como a Ordem é um grupo que tem como um dos principais objetivos ajudar a sociedade, existem várias maneiras de influenciar a comunidade nesse aspectos... Claro que o exemplo deve vir em primeiro plano, mas um estudoo detalhado em como agir em cada situaçao seria necessario...numa ideia superficial, palestras em escolas, com os pais dessas crianças e professores deveriam ser feitas por profissionais que conheçem profundamente o assunto, para informar essas pessoas, pois o bullying e o abuso sexual infantil sao atuantes entre esse grupo social, que é essencial conheçer para impedir problemas serissimos no futuro de um cidadao. Esta, para mim seria umas das açoes mais importantes, entre outras, comunicaçao social: cartazes, outdoors e planfetos distribuidos na cidade..

.

Mais que uma ORDEM. Uma FAMÍLIA! CGOD