Nos idos de 1822, época em que o Brasil vivia momentos de revolução política, a Maçonaria brasileira teve um papel fundamental ao lutar pela defesa dos interesses nacionais. Foi assim que, no 20º dia do oitavo mês daquele ano, D. Pedro de Alcântara, então defensor perpétuo do Brasil, reunido em uma Loja Maçônica com os principais líderes políticos do período, optou pela independência do Brasil de Portugal, rompendo o vínculo existente entre Metrópole e a colônia. Apesar do status de Reino Unido a Portugal, os brasileiros tinham, a partir daquela data, uma nova e inédita fronteira a desbravar, a de uma nova Nação.
Apesar da interpretação que essa data era um 20 de agosto, essa reunião aconteceu realmente no dia 09 de setembro, dois dias após o famoso grito do Ipiranga. O vigésimo dia era do oitavo mês judaico e não do oitavo mês do calendário gregoriano, utilizado quando se interpretou o episódio, no início do século XX. Porém, a data estava consolidada como um marco da participação da Maçonaria no processo de independência do Brasil, mostrando todo o poder e a influência da instituição nas esferas de decisão que mudavam os rumos do País.
Foi assim que, a partir dos usos e costumes, a própria Nação brasileira, que também nascera naquela reunião de uma Loja Maçônica no Rio de Janeiro, passou a homenagear a Maçonaria com uma data magna, uma retribuição aos valorosos serviços prestados pelos Maçons no desenvolvimento do Brasil. Anualmente, o dia 20 de agosto é o Dia do Maçom. O dia em que a Ordem DeMolay deve agradecer o apoio inestimável que tem recebido ao longo de 30 anos em território brasileiro. Parabéns a todos os Maçons pela passagem dessa memorável data
SCODRFB
Nenhum comentário:
Postar um comentário